Pular para o conteúdo principal

Você sabe quais são os ingredientes presentes nos seus produtos de beleza?


Cerca de 60% dos ingredientes dos cosméticos são absorvidos pela pele em apenas 15min. E na sua maioria são produtos nocivos ao corpo e ao meio ambiente. Tais produtos, que são utilizados em larga escala, como conservantes e que tem o objetivo de aumentar a vida útil dos cosméticos, são apontados em pesquisas como um dos principais causadores do câncer de mama. O mais conhecido e usado é o parebeno, que tem um custo baixíssimo para a indústria.



Na lista de produtos altamente alérgicos e nocivos a pele e ao ambiente estão também os petrolátos, sulfato, o alumíno e o chumbo.Porém com todas as pesquisas feitas e divulgadas que fazem uma relação do uso desses produtos a doenças a única coisa que podemos afirmar ao certo, é que há sim, riscos a nossa saúde ao utilizarmos diariamente esses produtos, tais riscos vão desde uma reação alérgica a infertilidade e a até a contribuição para o desenvolvimento de um câncer. O chumbo, por exemplo, que é muito presente em batons, maquiagens e tinturas de cabelo é citado como cancerígeno e está altamente ligado a tumores no estômago, fígado e pulmão.
Prejuizos e riscos que os animais e o meio ambiente também correm.

Ler o rótulo quando for adquirir um produto novo já ajuda, porém nem todos esses químicos são listados na lista de ingredientes dos cosméticos. Um deles é o chumbo, produto que é proveniente da contaminação dos corantes e pigmentos utilizados na produção dos batons, maquiagens pigmentadas e tinturas de cabelo, por isso ele nunca está listado na lista de ingredientes, entretanto sabe-se que sim ele é utilizado em todos esses produtos! No Brasil a Anvisa define um limite máximo permitido para a concentração de chumbo que é 20 ppm, ou seja, 20 partes por milhão.



Entretanto existem outros produtos, também nocivos à pele e ao ambiente que estão presentes nos xampus, condicionadores, sabonetes, mascaras e hidratantes em geral como o sulfato, lauril, BHA, BHT que são e devem ser listados no rótulo. Muitas vezes com nomes e com uma linguagem que é muito difícil identificar. Por isso criamos uma lista com alguns dos ingredientes mais comuns contidos nos cosméticos e maquiagens que devemos evitar. Fique atento fórmula do seu xampu, cremes, hidratantes corporais, óleos de hidratação, desodorantes, batons, bases, rímel etc. Produtos que você mais utiliza no dia a dia. 


Alguns desses ingredientes, infelizmente também estão pressentes em produtos e marcas que se dizem naturais, orgânicas e artesanais. Principalmente em xampus e sabonetes, como o sulfato e o lauril, este muito utilizado para fazer espuma é um grande inimigo do ambiente e da pele.

Na dúvida leve essa lista com você! E tente evitar ao máximo o uso de produtos com esses ingredientes, mais adiante daremos dicas de como evitar esses químicos, migrar para marcas naturais e veganas, evitar falsos produtos naturais e muito mais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A menos que você se importe de montão nada vai melhorar. Não vai não!

A pele é o maior órgão do corpo humano, e como tal, deve e merece ser cuidada da mesma forma que cuidamos da nossa alimentação! Será mesmo que precisamos de tantos produtos sintéticos para manter a saúde e beleza do nosso corpo?  Produtos estes que muitas vezes utilizam em seus processos de produção químicas agressivas, testes em animais e geração de resíduos não-biodegradáveis. Devido a questionamentos como esses e pela procura de produtos de higiene e beleza que sejam mais sustentáveis, livres de crueldade animal e mais naturais que a Aromateca surgiu. Além disso, como habitantes de uma ecosfera que nos dá tudo o que precisamos par sobreviver, temos a responsabilidade socioambiental de mantê-la viva... pensando nesses princípios, criamos o Projeto Unless.    Unless busca plantar o maior número de árvores nativas possível, de forma responsável e em locais em que terão a oportunidade de desenvolver-se plenamente sem o risco de serem cortadas. Qualquer pessoa pode

Calêndula, Marigold, Malmequeres o que tens de tão especial?

Calêndula, planta de flores amarelas ou alaranjadas, muito conhecida em algumas regiões do Brasil como malmequeres  é cultivada para uso medicinal há séculos, foi muito utilizada pelos médicos na guerra civil americana e nas guerras da Europa devido a sua ação bactericida, anti-inflamatória, cicatrizante e antisséptica, além de ser utilizada em cosméticos naturais e medicamentos fitoterápicos. Existem cerca de 12 a 20 espécies agrupadas sob o gênero Calendula, a mais usada nas medicinas populares e na cosmética natural,  e única estudada pela ciência até hoje  é a   Calendula officinalis, entretanto     Calendula arvensis ,  Calendula maritima,  também são populares e utilizadas pelas medicinas. Calendula arvensis       Calendula maritima  A Calendula officinalis   contém carotenoides, resinas, óleo essencial, flavonoides, esterol sapoinas e mucilagem. É utilizada em forma de compressas, pomadas, sabonetes ou óleos, suas pétalas curam e aliviam todo tipo de problemas de

Você sabe da onde surgiu o sabão?

Acredita-se que a criação do sabão tenha sido acidental, não se sabe ao certo a data nem quem foi o responsável pela descoberta desse processo. Sabe-se apenas que, quando a gordura animal contaminada com cinzas de fogão era fervida,  um coalho branco se formava sobre a mistura, que era utilizada pelas mulheres para lavar roupas. Em 1792, Nicolau Leblanc, químico francês, extraiu soda cáustica do sal de cozinha, que passou a ser utilizada para facilitar o processo de saponificação de gorduras, porém tal processo era muito poluente. Mais tarde, Ernest Solvay, químico belga criou o processo de obtenção da soda cáustica a partir do amoníaco. Tais processos contribuíram para o desenvolvimento da indústria do sabão. Em 1766, a Zona de Castelo Branco em Portugal tornou-se a maior indústria saboeira da Europa, criando-se a Real Fábrica de Sabão situada em Belver, no concelho de Gavião, onde a fabricação e a venda de sabão só se encerraram em 1858. No reinado de D. João I, a arte da sabo