Pular para o conteúdo principal

Calêndula, Marigold, Malmequeres o que tens de tão especial?

Calêndula, planta de flores amarelas ou alaranjadas, muito conhecida em algumas regiões do Brasil como malmequeres é cultivada para uso medicinal há séculos, foi muito utilizada pelos médicos na guerra civil americana e nas guerras da Europa devido a sua ação bactericida, anti-inflamatória, cicatrizante e antisséptica, além de ser utilizada em cosméticos naturais e medicamentos fitoterápicos.

Existem cerca de 12 a 20 espécies agrupadas sob o gênero Calendula, a mais usada nas medicinas populares e na cosmética natural, e única estudada pela ciência até hoje é a Calendula officinalis, entretanto  Calendula arvensisCalendula maritima, também são populares e utilizadas pelas medicinas.

Calendula arvensis     Calendula maritima
 A Calendula officinalis  contém carotenoides, resinas, óleo essencial, flavonoides, esterol sapoinas e mucilagem. É utilizada em forma de compressas, pomadas, sabonetes ou óleos, suas pétalas curam e aliviam todo tipo de problemas de pele, psoríases, acne, queimaduras, e é ainda anti-inflamatória, antifúngica e antiviral.
É um adstringente capilar, sendo muito útil no tratamento e cicatrização de feridas, varizes, úlceras e irritação causada pelas fraldas em bebes. Alivia dores de garganta quando utilizada em gargarejos, inflamação das gengivas e amidalite, principalmente quando combinada com a Salvia officinalis. Alivia picadas de insetos e trata problemas de conjuntivite.
Calendula officinalis

Muito utilizada também na ginecologia natural, para tratar a menstruação dolorosa e abundante, por meio da infusão e lavagens em uso externo. Assim a Calendula officinalis tornou-se reconhecida, desde 2009, pelo Ministério da Saúde brasileiro como uma das plantas fitoterápicas de uso do SUS - Serviço Nacional de Saúde.
Entretanto o uso abusivo de qualquer planta medicinal, assim como qualquer medicamento farmacêutico, não é recomendado. Em raras ocasiões a Calêndula pode causar alergias a pessoas predispostas e com peles altamente sensíveis, antes de usar ou tomar em chás, experimente um pouquinho do óleo de calêndula na parte interna do pulso. Se notar qualquer reação como vermelhidão ou coceira interrompa o uso imediatamente.Não se recomenda o uso interno da calêndula em mulheres grávidas.
Na cosmética, é muito utilizada em sabonetes para acne e em xampus para cabelos claros, pois mantém a coloração loira dos fios. Além de ser utilizada em chás e infusões, de fácil cultivo pode ser usada também para decoração devido aos seus tons vivos. 
Por isso amamos tanto a calêndula, planta que além de enfeitar o nosso jardim, sempre está presente nos nossos sabonetes, pomadas e perfumes.*


*As informações de propriedades e utilização da calêndula foi retirada do conteúdo produzido por Dulce Mourato e Filipa Falcão, escritoras e estudiosas de Portugal.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A menos que você se importe de montão nada vai melhorar. Não vai não!

A pele é o maior órgão do corpo humano, e como tal, deve e merece ser cuidada da mesma forma que cuidamos da nossa alimentação! Será mesmo que precisamos de tantos produtos sintéticos para manter a saúde e beleza do nosso corpo?  Produtos estes que muitas vezes utilizam em seus processos de produção químicas agressivas, testes em animais e geração de resíduos não-biodegradáveis. Devido a questionamentos como esses e pela procura de produtos de higiene e beleza que sejam mais sustentáveis, livres de crueldade animal e mais naturais que a Aromateca surgiu. Além disso, como habitantes de uma ecosfera que nos dá tudo o que precisamos par sobreviver, temos a responsabilidade socioambiental de mantê-la viva... pensando nesses princípios, criamos o Projeto Unless.    Unless busca plantar o maior número de árvores nativas possível, de forma responsável e em locais em que terão a oportunidade de desenvolver-se plenamente sem o risco de serem cortadas. Qualquer pessoa pode

Você sabe da onde surgiu o sabão?

Acredita-se que a criação do sabão tenha sido acidental, não se sabe ao certo a data nem quem foi o responsável pela descoberta desse processo. Sabe-se apenas que, quando a gordura animal contaminada com cinzas de fogão era fervida,  um coalho branco se formava sobre a mistura, que era utilizada pelas mulheres para lavar roupas. Em 1792, Nicolau Leblanc, químico francês, extraiu soda cáustica do sal de cozinha, que passou a ser utilizada para facilitar o processo de saponificação de gorduras, porém tal processo era muito poluente. Mais tarde, Ernest Solvay, químico belga criou o processo de obtenção da soda cáustica a partir do amoníaco. Tais processos contribuíram para o desenvolvimento da indústria do sabão. Em 1766, a Zona de Castelo Branco em Portugal tornou-se a maior indústria saboeira da Europa, criando-se a Real Fábrica de Sabão situada em Belver, no concelho de Gavião, onde a fabricação e a venda de sabão só se encerraram em 1858. No reinado de D. João I, a arte da sabo